O Astro: Começam as gravações do remake

O elenco de “O Astro” (leia mais sobre o remake clicando aqui), agora como minissérie em que a Rede Globo revisita a obra original de Janete Clair em comemoração aos 60 anos da teledramaturgia brasileira, é composto por Rodrigo Lombardi, Humberto Martins, Francisco Cuoco, Bernardo Marinho, Marcella Muniz, Regina Duarte, Sergio Mamberti, Carolina Ferraz, Alinne Moraes, Guilhermina Guinle, Fernanda Rodrigues, Ellen Roche, Thiago Fragoso, Henri Castelli, José Rubens Chachá, Vera Zimmerman, Tato Gabus, Marco Ricca, Carolina Kasting, Reginaldo Faria, Mila Moreira, Bel Kutner, João Baldasserine, Luca de Castro, Tuna Duwek, Celso Frateschi, Carolina Chalita, Rodrigo Mendonça, Antoni Calloni, Maria Pompeu, entre outros.

Henri Castelli e João Baldasserine

Henri Castelli e João Baldasserine

Leia também:
Henri Castelli grava cena em clima de romance com outro homem na praia

A nova versão de “O Astro”, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, dá ares contemporâneos ao texto dos anos 1970:

“O Astro” conta a saga do sonhador Herculano, que um dia vê sua vida mudar para sempre. Herculano é dono de uma lojinha de quinquilharias, ao lado da Igreja Matriz de Bom Jesus do Rio Claro. A cidade não comporta mais suas ambições. Sua mente não para de arquitetar saídas e eis que surge um plano que é um primor de vigarice: arrecadar donativos para a reforma geral da igreja, fazer um reparo simples e ficar com boa parte do que sobrar desta verba.

Herculano (Rodrigo Lombardi), em foto de João Miguel Júnior

Herculano (Rodrigo Lombardi), em foto de João Miguel Júnior

O estratagema é um sucesso. Toda cidade se sensibiliza e contribui com quantias substanciais. Herculano, porém, é surpreendido por Neco (Humberto Martins), seu parceiro na tramóia. Neco foge e leva embora todos seus sonhos e o dinheiro arrecadado. É o golpe dentro do golpe e a cidade sai à caça de Herculano. Ao perceber que será punido, se rende. Com isso, é julgado e condenado a oito anos de prisão.

Estas são as primeiras cenas gravadas de “O Astro”, no Paraná:

O trem rasga a Serra Verde do Paraná. Em um dos vagões estão 80 figurantes. Em outro, toneladas de maquinaria trazida em quatro caminhões do Rio de Janeiro. No céu, o helicóptero registra as paisagens e os movimentos do comboio. As câmeras, de alta definição, quando ligadas têm foco no vagão vermelho, que carrega Herculano Quintanilha, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi.

A primeira parada das gravações foi na estação do Marumbi que, na ficção, ilustrará a estação ferroviária de Bom Jesus do Rio Claro, cidade de Herculano. Logo depois, a equipe seguiu para o presídio do Ahú, em Curitiba. Desativada há quatro anos, a cadeia serve de cenário para as cenas da prisão de Quintanilha. A paradas seguintes foram Antonina e Morretes, cidades históricas do litoral paranaense, onde registraram mais cenas da fictícia Bom Jesus do Rio Claro.

Depoimentos:

— “Não mexeremos nos pilares de Janete Clair. Os mistérios ficam por conta dos caminhos dessa história”, autor Alcídes Nogueira

— “Iremos abusar do romantismo rasgado. Afinal, o mundo pode ter mudado, mas o desejo de amar e ser amado nunca mudou”, autor Geraldo Carneiro

— “Vamos retomar a estética do close, o público vai se aproximar dos personagens e se emocionar com eles”, diretor Roberto Talma.

“O Astro”, com estreia prevista para julho, tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho.

A equipe trazida do Rio de Janeiro para o Paraná era composta por cerca de 50 profissionais, entre eles elenco, direção, produção, cenografia, engenharia, produção de arte, figurino, efeitos especiais, assistentes e até mágicos. Nas cenas da ferrovia foram utilizados cerca de 80 figurantes locais; no presídio, em torno de 180 e, em Antonina e Morretes, mais de 200 também fizeram parte da figuração.

No total, a produção gravou durante 12 dias no estado do Paraná. Em Curitiba, gravaram os atores Rodrigo Lombardi, Francisco Cuoco, Marcella Muniz, como Doralice, ex-mulher de Herculano e Bernardo Marinho, como Alan, filho de Herculano. No litoral, além do elenco citado, participaram Humberto Martins e Sergio Mamberti, como Frei Laurindo, entre outros.

~ por Tommy Beresford em maio 26, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: