Ronaldo e a propaganda de cerveja na TV

Ronaldo

Ronaldo

Já era de se estranhar que as campanhas das marcas de cerveja estivessem sendo veiculadas em horários bem mais cedo que antigamente era permitido (ou pelo menos os espectadores achavam que havia alguma lei restringindo a exibição a determinados horários). A nova estranheza é um atleta ser contratado para fazer propaganda de bebida alcoólica. Um texto de Gilberto Dimenstein na Folha Online (“Ronaldo e o rapper ex-assaltante”) fala a respeito:

O jogador Ronaldo e o rapper Afro-X têm idades semelhantes, são negros, pobres, viveram em locais infestados pelo crime e cometeram muitos erros por não saber lidar com o sucesso.

O jogador ficou milionário. O cantor ganhou muito dinheiro e perdeu tudo, além de ter passado sete anos na cadeia e mais sete em liberdade condicional. A diferença é que, nesta semana, um deles dá um péssimo exemplo educacional — e o outro um ótimo exemplo.

Afro-X está lançando um livro em que conta suas agruras para tentar mostrar aos jovens o que acontece com quem entra no caminho do crime (trechos do livro estão no http://www.catracalivre.com.br). Ele viu como se costuma respeitar a delinquência entre crianças e jovens mais pobres. Não vai ganhar quase nada com esse trabalho. “Quero ser um educador”, propõe.

Ronaldo, que não precisa de dinheiro, e sabe (ou deveria saber) o que significa o perigo do álcool, especialmente nas comunidades pobres, está usando sua imagem de “guerreiro” e ídolo para convencer as pessoas a beber mais. Justo agora que ele aparece como alguém que sabe dar a volta por cima –a mensagem por trás disso é que os guerreiros, os fortes, podem e devem beber. É, portanto, um deseducador.

Não vi nenhuma gravidade nas trapalhadas sexuais de Ronaldo –afinal, ele faz o que quiser com sua vida e ninguém tem nada com isso. Grave mesmo é ele usar seu prestígio entre as crianças e jovens para estimular o consumo do álcool.

Seria bom que ele aprendesse alguma coisa com os exemplos de Afro-X.

O texto foi encontrado aqui.

Leia também:
Irritado com TVs, Ronaldo rejeita convite até da Globo, diz coluna

~ por Tommy Beresford em abril 27, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: