BBB9 e os critérios para totalizar as votações

O JB Online traz matéria hoje, 01.04.2009, falando sobre os critérios para totalizar as votações dos paredões do BBB9, entre telefonemas, torpedos e internet:

No domingo à noite, ao anunciar, sem delongas, que Josiane estava fora da casa do BBB9, Pedro Bial cobriu de névoa o resultado que a Globo oferecia ao público. Na maioria das enquetes online, que viraram parâmetro das disputas nos paredões do reality show, a outra loura, Ana Carolina, tinha as malas prontas para sair. A distância dos números entre, por exemplo, a Uol (53,65% Ana e 46,35%, Josie), num universo de quase 1 milhão de votos, pôs a eleição em suspeita. Na internet correm acusações de que a saída de Ana Carolina determinaria a queda no Ibope na reta final, já que não haveria mais conflito na casa. O resultado divulgado pela Globo deu 68% para Josiane e 32% para Ana, que desta vez não se surpreendeu com sua permanência.

– No Uol temos um sistema de segurança que faz com que cada máquina só possa votar uma única vez para evitar fraudes do tipo robôs que geram votos automaticamente – diz Marcelo Negromonte, editor de entretenimento do Uol. – Nossa enquete é baseada em amostragem e na maioria das vezes o resultado do programa coincide com o do site. É raro quando isso não acontece. Às vezes o resultado da enquete é igual ao do programa: sai a mesma pessoa e dão as mesmas porcentagens. Nesta edição, 80% dos resultados percentuais dos paredões coincidiram com o previsto pelas enquetes do Uol.

Na Globo, ninguém sabe, ninguém viu. Não são claros os critérios de votação. Em comunicado ao Jornal do Brasil, a emissora não quis comentar a diferença entre a votação final do programa e as enquetes feitas por outros sites, que indicavam a saída de Ana Carolina. No BBB, são contabilizados os votos que chegam por telefone, SMS (torpedo pelo celular) e pela internet (no site oficial do programa, onde os internautas podem votar quantas vezes quiserem). A Globo não revela a fórmula matemática utilizada para chegar aos números finais – um dos segredos mais bem guardados do programa. Confirma apenas que os votos têm pesos diferentes, de acordo com cada plataforma, e são auditados. Mas também não diz por quem.

Através da Central Globo de Comunicação, a emissora limita-se a dizer o seguinte sobre o assunto:

“A ponderação dos votos é usada para garantir a representatividade estatística das 3 diferentes plataformas de votação: sms, internet e telefone”.

Leia mais clicando aqui.

Post relacionado:
BBB9: Paredão de 17.02.2009, votações e carnaval

~ por Tommy Beresford em abril 1, 2009.

Uma resposta to “BBB9 e os critérios para totalizar as votações”

  1. eu até agora não consigo aceitar que a ana carolina perdeu
    pois acompanhei durante as 24 horas e votamos sem para eu e minha familia,sou de curitiba pr
    e cinceramente duvidei do resultado foi um absurdo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: