Esquadrão da Moda, por Barbara Gancia

esquadrao-da-modaO texto abaixo é de autoria da jornalista Barbara Gancia e fala sobre o lançamento da versão brasileira de “Esquadrão da Moda”, publico na Folha (link para assinantes: clique aqui):

O negócio funciona assim: uma pessoa acha você — digamos que você seja uma mulher — brega, cafona, démodé, dotada de um mau gosto insuportável. (Detalhe sórdido nº 1: essa pessoa é um parente ou um/a amigo/a). Daí, durante duas semanas vão filmá-la e entrevistá-la, para que a opinião daquela pessoa (lembre-se: alguém de suas relações) se transforme numa espécie de fato.

Em seguida, numa conspiração envolvendo sua família e seus amigos, vão colocá-lo numa situação em que, de alguma forma, fique evidente que você é brega, cafona, démodé. (Detalhe sórdido nº 2: essa situação implica algum nível de constrangimento, é claro). Vão te dizer isso na cara, inclusive.

Depois, você será convencida de que, além de aguentar a humilhação pela qual já passou, vão jogar suas roupas numa lata de lixo. Você, é claro, já está quase chorando, ou espumando de raiva, dependendo de seu temperamento. Mas, surpresa, vão te apresentar a recompensa: um cheque de R$ 10 mil e a promessa de que você, depois de uma semana de outros tantos momentos humilhantes e constrangedores, finalmente vai aprender a ter estilo, estar na moda, vestir-se bem, ficar bonita etc.

O cheque reluz e, claro, a promessa, idem. Você imediatamente começa a fazer fantasias malucas de consumo — “aquela calça que vi e não comprei, trocar todos os meus sapatos, finalmente poder entrar naquela loja com preços estratosféricos etc.”. Você topa.

Esta é, em linha gerais, a trajetória daqueles que passam pelo “Esquadrão da Moda”, programa criado pela BBC e que estreou nesta semana no SBT (às terças, às 20h). A versão brasileira, como de praxe, compra o pacote completo, o que significa não apenas usar o nome e toda a estrutura do programa, como importar seus maneirismos, como a truculência verbal no texto e o sarcasmo dos apresentadores.

Se a primeira transposição em geral dá mais ou menos certo, a depender da grana e do cuidado dispensado à produção, a segunda, em geral, soa postiça. O sarcasmo, ou “ironia cáustica” na definição do dicionário Houaiss, é uma modulação que exige uma enorme inteligência (de quem fala ou de quem escreve) e uma convicção agressiva. Em outras palavras, não é substituível por uma simples entonação venenosa…

Sem sarcasmo, ou seja, sem humor, o “Esquadrão da Moda” deixa de ser um jogo (meio sórdido, mas ainda um jogo) e quer soar convincente. E aí fica, simplesmente, uma bobagem meio cruel.

(Barbara Gancia)

Mais posts sobre o Esquadrão da Moda clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em março 9, 2009.

75 Respostas to “Esquadrão da Moda, por Barbara Gancia”

  1. Gostaria de escrever uma pessoa no qual acho que ela nao se veste muito bem.

    • eu acho que eles devem dechar as pessoas se vestirem do jeito da pessoa as pessoas se mata pra comprar as coisas que querem que gostão ai vem o esquadrao da moda e joga tudo fora isso e uma sacanage

  2. Sempre que posso, acompanho o programa, e resolvi inscrever a minha mãe. Pois acho que ela não se veste bem. Que tal apelar pro meu pedido???
    obrigada.

  3. vcs é muito bom cara parabens seis faz a coisa serta de torna a pessoa + bonita + maravilhosa te adoro asss albvina de sao paulo

  4. esse progama e d+, vcs estão d parabens!!ass: thatyelle marco-ceará

  5. adorei

  6. esquadrao da moda tenho 12 anos mas me preucupo com o meu estilo para nao errar na roupa para ninguem rir e toda terca assisto seu programa a minha ela e linda mas anda cheia de brilho o dia todo meu pai e eu vamos escrever para vcs dar um geito obrigada

  7. por favor, ajude a minha mae SE VESTIR MELHOR ELA E MUITO CAFONA!!!ESPERAMOS POR VOCES VAMOS VER SE E VERDADE!!!
    BEIJOS RAPHAELA ADORO VOCES DEMAIS

  8. oiiii quero pedir pra vcs da umas dicas pra minha tia ela é muito brega ela vai pro shoopp de chinelo avaiana e ainda por cima oh chinelo ta tudo sujo ela so quer usar aquelas legue preta com umas plusa verde fica orivel e ainda por cima oh cabelo dela umabucha ela naum sabe se maquiar por favor vem da uma ajuda pra ela ela presiza de mais ela é cafona e ela tbm é brega e quer deixa a filha dela tbm ajuda por favor bjusss ate mais espero vcs bjuu

  9. OI QUERO PEDIR A VC QUE DE UMAS DICAS DE ROUPAS P A MINHA MAE POIS ELA NAO TEM QUASE E AS QUE ELA TEM SAO TODAS BREGAS …. ELA SDE VESTE TODA DOIDA E AINDA TEM DEPRESSAO ….TOMA RIVOTRIL …PRECISO DA AJUDA DE VCS POR FAVOR OBRIGADO ……

  10. quero
    ir
    para o programa

  11. oi Arlindo e Isabela quero poder participar do programa gosto das dicas,bjs parabens pelo o sucesso!

  12. OI Arlindo e Isabela amo vcs,bjs parabens pelo programa!

  13. manda dicas pra mim[pelo o orkut : marilia-1999-@hotmail.com

  14. mande dicas para mim [o meu orkut tá no e-mail

  15. voceis sao muito inteligente
    eu sempre asisto voceis
    eu tenho 9 anos
    beijos

  16. oi pra v6 2 arlindo e isabella eu gosto demais do programa de vc6
    olha vc6 sabem demais de moda eu aprendo muito com as dicas de vc6
    xau!!! BEIJOS!!!
    e olha que eu só tenho 10 anos em!!!

  17. oiii!!! eu adoro o esquadrão da moda sempre assisto!!!
    estava pensando em escrever minha mãe que é uma mulher nova e muito bonita! mais eu moro em VILA VALEIRO! ESPIRITO SANTO bem lonje né mais dexaa!! eu sempre vo continuar assistindoo!! bjjj!! acabei de assistir agora kk! xauu! bjO

  18. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vc sao demais viu ta continue fazenndo sucesso ta xau

  19. oi assisti o programa ontem pela primeira vez e adorei ,mas fiquei triste pois vcs deveriam mostrar um look mais barato porque só rico se veste com roupas caras daquele jeito
    beijos me mandem uma resposta .

  20. eu asisto todas as terças o esquadão da moda e é muito bom eu adoro a BELA e ARLINDO SÃO DOIS bOnItOs bjus………..

  21. eu adoro a bela ela e gatona bjus…… e e vesti muito bem eu ja a prendi as dicas e quando eu jogo no meu computador eu vestu algumas meninas e sigo as dicas direitinho ou quando eu brinco de boneca eu gosto muito de voçe izabela bjus do arlindo també ………. bjussssss

  22. oiiiiiiiiiiii bela te amo vc e muito legal manda uma mensagem pra mim

    arlindo vc e muito legal

    bela vc ce veste bem e e linda

    parabens linda te dolo

    bjos

  23. arlindo eu sei que aida sou criaça mais sei o brega e todas as pesoas que vocês ajudarão era muito mal vistida mais depois da trasfomação ficarão muito linda voces tão de parabéms♥♥♥♥♥♥♥♥♥arlindo com eu sou alta eu devo usar chorte de barra italiana e uma blusa que almemte o meu colo?arlindo por que voce e a isabele não faz um esquadrão da moda paras crianças se vestirem bem por que tem criança gordinhas que se veste mal e também tem crinças magras que se vemte mal tem cranças alta baixa que se veste mal seria legal se tivesse esquadrão da moda paras crianças.a por que voces não vaõ a casas de pessoas que ja forão no esquadrão pra ver se elas tam seguino as dicas que voces derão a elas thau beijo.o e se voces quiserem respomde o meu i-mail e co gabioliver10@hotmail.com se isso for verdade se voces vem nesse saite eu agradeço al sbt por te botado voces no esquadrão da moda.arlindo vc se veste maravilhosamente voce isabele eu nem vou nem falar por que as tua roupa são tão lindas thau bjos

  24. Olha, eu acho o programa de vocês o melhor programa exibido nas terças-feiras.Graças a vocês todas essas pessoas estão se contentando e agradeçendo a vocês muitissimo.Acho ótimo o trabalho de vocês, comtinuem como vocês são.
    Agora vou falar o que acho dos apresentadores do Esquadrão Da Moda:
    -Isabela:Uma modelo linda e com roupas muito lindas, além disso você é muito engraçada.♥
    -Arlindo:ó xenti!!!hehehehehe,, arlindo,,, tenho a dizer a você que és uma pessoa muito querida,alegre e bonito.

    comtinuem assis e conquistarão todos mesmo..

    Mariana,11 anos,Verê-Paraná.

  25. eu acho vocês um máximo, adoro o programa de vocês por mim tinha esquadrão da moda todos os dias!
    Isabela:muito linda,extrovertida,uma modelo expetacular,e também muito extrovertida ♥.
    Arlindo:tenho de dizer a você que és uma pessoa muito alegre,extrovertido,e simpático ♥.

  26. eu acho vocês um máximo, adoro o programa de vocês por mim tinha esquadrão da moda todos os dias!
    Isabela:muito linda,extrovertida,uma modelo expetacular,e também muito simpática ♥.
    Arlindo:tenho de dizer a você que és uma pessoa muito alegre,extrovertido,e simpático ♥.

  27. oi mi ajude minha profesora e um poco disajeitada eu acredito q vcs podem mi ajuda meu man e laviniasilva1@hotmail.com

  28. o esquedão da moda é mara!

  29. adoro o esquadão da moda minha mãe nunca perde um programa.

  30. oiiiiiiiiii eu queria que voces ajuude todo mundo que voces seja filiz ♥♥♥♥♥♥♥

  31. Oi , vcs são demais paaarabéns pelo progama beijos no proximo promaga manda um beijo para pernanbuco

  32. vc ja ate conhecem as roupas certas para as pessoas e quais que elas precisam parabens vçs sao otimos

  33. vçs devem fazer cursos para isso ne porque vçs sao muitos otimos nisso vçs tambem devem saber quais roupas q conbinam com as pessoas e ate quais servem nevçs quando vçs vao fazer compras

  34. assisto todas as terças o esquadrao da moda e adoro!!
    já sei o que é chik e o brega!!
    amo vcs e continuem com esse maravilhoso programa,sem falar que eu estou mandando um vídeo da minha mae para aí. por favor, montem um jogo para melhor diversao!!

  35. ajuda a minha mae se vestir bem.bjs… adoro voces, continuem com esse programa é maravilhoso.

  36. OI MEU NOME É ANA CAROLINA LINI BOBERG MORO EM LENÇOIS PAULISTA ESTADO DE SÃO PAULO.
    GOSTARIA DE SER MUDADA E TRANSFORMADA COM VOCÊS ISABELA E ARLINDO , ME AJUDA QUE MUITO ARUMAR UM NAMORADO TENHO 25 ANOS E NÃO TENHO NAMORADO ,ARLINDO E ISABELA VOCÊS PODEM ME AJUDAR BEJOS DA ANA CAROLINA LINI BOBERG.

  37. oi meu nome é Crislaine e eu tenho uma mãe muito cafona ela não sabe combinar cor estilo , por isso toda terça assisto o esquadrão da moda e ela fica lá só olhando dizendo que não queria ir mais espero que essa oportunidade .
    Eu falo muito com a minha mãe eu sempre digo:eu vou lhe escrever e ela não gosta muito mais porfavor ajudem porque somos evangélicos e na igreja onde freqüentamos as pessoas se vestem muito bem muito chique e por isso ela se sente muito deslocada.
    E tem outra coisinha ela não faz compras comigo porque sou muito exigente e sigo todos seus conselhos menos ela!!!
    P O R F A V O R A J U D E M E L A !!!!!!!

    O NOME DA MINHA MÃE É SIMONE

  38. A MINHA MÃE É CAFONA EU QUERO QUE VC AJEITE ELA POR FAVOR EU TENHO VERGONHA DE ANDAR COM ELA E PARA A BALADA EU QUERO IR SÓ MAS ELA Ñ DEICHA AFFF SE EU FOSSE A ISABELA EU AGEITARIA A MINHA MÃE E DEICHAVA ELA BEM BONITA A MINHA MÃE É A SANDRA

  39. eu sou muito preocupada com a roupa que visto por isso gosto de estar sempre vestindo roupa da moda, por isso vou ao shopping todo dia comprar roupas caras e bonitas só roupas lindas da moda quem ver sí encanta , minhas amigas ficam morredo de inveja vazer o que eu posso comprar tudo que eu quero.

  40. Oi arlindo e Isabela meu nome é Andreia e tenhoo apenas 11 anos !não quero participar desse programa e siim o menagialo e dar um grande parabéns!SBT a tv mais feliz do Brasil!….Adoro esse programa quando minhas irmãs fala pra eu mudar de canal nossa eu fico bem BRAVA com elas!….ESSE PROGRAMA È 100000000000000Adoro suas dicas de vestir!AdorOO vcs 02 vcs são uma GRAÇA!♥♥♥

  41. oi Isabela e Arlindo meu nome é Sandy só tenho 10anos eu acho vcs um maximo eu ñ perco nenhum programa eu tenho uma emorme vontade de participar mas sou muito nova eu queria que a minha mãe participace ela tem cada roupa! vcs são nota10000000000000000000000.00000000000000000000000000000000000000.0000eu queria que vcs mandasem por mim um emorme bj para a minha madrinha Divina de Salvador por favor eu amo vcs!

  42. eu quero particiipa

  43. OI, eu acho o programa de voces muito legal.Só que voces parece que se esqueceram que mora em pais chamdao Brasil e que á maioria do povo vive de salario minimo; voces faz muitas criticas ao tipo de tecido usado pelo povo. Esquecendo que o povo brasileiro não tem dinheiro para comprar nas lojas carissimas que são apresentadas por voces. Por que não sugeri lojas com roupas mais em conta par o bolso do brasileiro. Gente voces estão no Brasil e 90% do povo não tem como comprar ns lojas indicadas por voces.

  44. adoro o esquadrão da moda

  45. oi alimdo grumdi e isabela fioremtino eu acopanho o programa todas terça feira eu queria que vcs abordase a minha profesora de histori que ela se veste muito mal eu queri bumto que vcs dese umtrato nela por que agemte nao supota ela se vistir tao malllllllllll bjs

  46. eu pensei qe era jogo mas nao é mas td bm eu adoro o programa esquadrao da moda e ador a isabela florentino e o arlindo
    eles sao demais oje eu aasisti o programa é muito legal o melhor senpre foi muito legal ai é muito top o programa tchau bijiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis isabela e arnaldo amo vcs

  47. eu sigo todas as informaçoes do esquadrao por isso eu me visto bem e a mamae nem reclama e eu tenho 18 anos

  48. VCS SAO D+++++++++++++++++++++++++++++++++++

    a vida e bella entao devemos viver belas tbm
    A vida é como uma sala de espectáculos;
    entra-se, vê-se e sai-se… (Pitágoras)
    Todos somos atores, cada um desempenha seu papel.
    Que o façamos com competência, responsabilidade e carinho.
    E quando as cortinas de nosso palco se fechar, que seja o amor, e a paz nosso legado.

    Bijo gigante!!

  49. veey, minha mãe é assim, não sai de casa por que não se veste bonit, ela é muito cafona, se veste muito mal, ISABELA E ARNALDO MIM AJUDE A TER MINHA MÃE DE VOLTA PELO AMOR DE DEUS, eeu necessito de vocês dois aque em minha casa, minha mãe não esta bem kkkkkkkkkkk, serio msm por favor minha mãe tá ficando a treva =/

  50. GOSTO MUITO DE VOCES PORQUE VOCES AJUDAO AS PESSOA QUE PRESISAO DE VOCES PARA SE VESTIR BEM EU ASSISTO TODA TERSA FEIRA NO SBT VOCES E ACHO UM SHOM O QUE VOCES FAZEM BEIJJJJJJJJJJJJJJJJJJJO!!!!!1

  51. eu odeio o esguadrao da moda eles pegam roupas lindas das pessoas
    e compram outras ridiculamente ridiculas!!!!!!!!!!!!!!

  52. oi,eu qeria qe vcs fosem mudar minha irmã pois ela é muito braga,aah meu deus se ela desconfiar qe fui eu ela mim mata mais ela se sente triste pois ela naum consegue ficar bonita porfavor venham ajudar ela o mais rápido possível,obrigada(o).

  53. oi gostaria que minha mae fosse para o esquadrao da moda pois ela nao se arrumar muito porque ela e evangelica mas so porquer ela e evangelica nao usar maquiagem….

  54. ggggggggggggg

  55. Olá eu tenho 11 anos e não perco quase nenhum programa
    me manda um beijo por favor
    beijos amo vocês

  56. Olá naaum pergoo nem um dia se quer adoroo seus progama é muitoo bom… a juda muitas pessoas mudar de estiloo

    beijos adoro VOCêS♥

  57. OI EU NÃO PERCO UM DIA.
    EU ESCUTO BEM AS DICAS
    E EU TAMBEM FAÇO UMAS BMODINHAS UIHSAUHSUAHS DO MEU GEITO
    EU E MEU GRUPINHO DA ECOLA SEMPRE OLHEMOS DAI CHEGUEMO NA ESCOLA E FALEMOS SOBRE AQUI DEPOIS FISEOS UNS ESTILOS NO PAPEL E EU VOU E DIGO PRA MÃE DE MINHA AMIGA E ELA FAZ LEGAL NÉ ?

    TCHAU :)

  58. a minha mãe e eu amamos não perdemos nem um uqando chega terça-feira damos aleluia para que chege logo quarta-feira a sempre queria participa do esquadrão da moda
    amo vcs
    lindos(as)

  59. Juntos vamos construir a nossa história,
    e a cada página veremos que a felicidade poderá ser vivenciada
    e sentida todos os minutos do nosso dia.

    Te amo hoje, muito mais do que ontem e muito menos do que amanhã,
    através desta carta tão amorosa sinta
    como é imenso meu amor por você.

    Um milhão de beijos recheados de ternura , carinho e amor!!!

    Leia mais: Carta de Amor Imenso http://mensagensepoemas.uol.com.br/amor/cartas-de-amor/carta-de-amor-imenso-2.html#ixzz0n0qG55Fc
    Envie Telemensagens Mensagens e Poemas

  60. olhe vcs pondem at achar estranho essa mensaguem,mas na verdade e a minha flha de apenas 6 anos que ama o seu programa e o mas engraçado e que ela gostaria de partecipar so por causa da maleta de maquiaguem,eu sei que vcs nao daria para ela sm qui participaci do programa mas se eu nao escrevese nada ela nao mm deixaria quieta bjs.monica mãe de LARISSA.

  61. oi arlindo todo bem eu amo seu pograma beijokas te amo isabela eu amo o voces

  62. euasisto vocês toda terça e acho muito legal podia inventar o
    esquadrão da moda para crianças.mil beijos para voces thal

    esquadrão da moda para crianças.

  63. pARABENSSS A VCS ..
    MAIS TENHO Q FAZER UM GRANDE PEDIDO ..
    MINHA MAE JA DE IDADE E SE VESTE IGUAL A UMA MENINA ADOLECENTE ..
    MUITO FEIO…
    BREGAMODA ..
    ENTAO PEÇO A VCS Q ME AJUDEM..

  64. olá gostaria de participar do esquadrâ da moda,só q n é pra mi,é pra minha tia,acho q ela precisa de uma ajudinha.vc pode me ajudar?por favor entre em contato.

  65. eu acho vcs incrives e legais tchauuuuuuuuuu

  66. OI TENHO 6 ANOS AMO O SEU PROGRAMA GOSTARIA DE PARTICIPAR MAS NAO TENHO TANTAS ROUPAS PARA VCS JOGAR FORA,MAIS SE VCS AINDA NESSE NATAL PODESSE MIM PRESENTIAR COM ESSA MALETA EU IA AMAR,BEIJOS A VOCES DOIS E UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.

  67. adorooooo o programa esquadrão!!!!!!!! assisto todos,não perco um.
    e aquela maleta de maquiagem então….é um espetaculo…
    obrigado por vocês fazerem um programa muito interessante para todas as idades!!!!!
    um abraço

  68. oi barbara eh arlindo meu nome eh vanessa eu adoro vx eh quero pedi pra vx arruma ah minha amiga atila ela tem 25 anos eh paresse ter quarenta pq ela eh crente eh paresse flera

  69. oi isabella e alindo eu amooooo vcs é lindosssssssssss te amo muito vc isabella e alindo tchauuuuuuuu
    adoro o progranma de voces ta?

  70. eu queria q minha mae participar ai no esquadão do meda por favor me ajude

  71. Olá adoro vcs, estão de parabens espero que continuem sempre assim!!!
    eu sou gordinha alias gorda rss e queria muito umas opinião de vcs pra ver se eu realmente me visto certo eu não aguento mais usar calça fuso sempre que eu vou sair pra uma balada ou ate mesmo um janta lá vou eu de calça fuso ate uso calças tins mais não me sinto bem com elas queria usar coisas diferentes vcs poderiam me ajudar beijos e estou aguardando respostas.

  72. oieeeeeeeeeeeeee um dia eu vou dar dicas de modas eu vou ser estilista a sem falar que tenho um corpinho de modelo ne sou magra e alta kkkkkkkkkkk bai ha eu sou mais bonita q/ vcs dois ta kkkkkkkk

Deixe uma resposta

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

